Existe uma divergência entre o termo Camarões- usado no Brasil- e Camerun, o nome internacional. O país foi descoberto no final do século XV pelo explorador português Fernando Pó, ao passo que o explorador britânico Cameron só chegou ao local no século XIX. O português, quando esteve lá, chamou de Rio dos Camarões o atual Rio Wouri, em virtude da existência do crustáceo na região. De acordo com vários dicionários etimológicos, o termo Camerun e seus equivalentes (Cameron, Cameroon, Camarones, etc) surgiram de corruptelas ou pronúncias deformadas do português Camarões.
É uma das melhores seleções da África e do mundo, com reconhecimento internacional. Muitos de seus jogadores estão espalhados ao redor da Terra e encantam os espectadores com sua habilidade e alegria em jogar.
O maior título do futebol camaronês é a medalha de ouro obtida nos Jogos Olímpicos de Verão de 2000.
Na Copa do Mundo FIFA, seu melhor resultado foi o 7º lugar em 1990, quando surpreendeu e encantou a todos com seu futebol, principalmente o seu maior craque, Roger Milla, que aos 38 anos de idade, ainda roubava a cena.
Nos Jogos Pan-Africanos ganhou quatro medalhas de ouro em 1991, 1999,2003, 2007.
No Futebol Feminino, ganhou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Africanos de 2003.
Venceu quatro vezes a Copa das Nações Africanas em 1984, 1988, 2000 e 2002.
Ainda destacou-se em campeonatos tais como os Jogos Centro-Africanos, a Copa das Nações Afro-Asiáticas, a Copa CEMAC, a Copa UDEAC e o Campeonato Africano de Futebol Sub-17.
LOCAIS TURÍSTICOS
O país oferece uma das paisagens mais maravilhosos da Àfrica Negra. Além de ser um mosaico de cultura e etnias. O recorrido começa em Douala e Yaoundé, a capital do país; depois se passa ao Oeste e por último à zona Norte de Camarão.
• DOUALA
É um centro econômico importante habitado por diversas etnias e além de apresentar uma estrutura social muito marcada.
Entre os lugares mais interessantes encontra-se o Museu ou os mercados da cidade, entre os que destaca o Museo de Artesanato de Camarão, com numerosos produtos artesanais, se desejar ver algo mais pitoresco. Por último, nada melhor que um passeio pelo Bosque dos Monos.
Fora da cidade, a 10 quilômetros, concretamente em N'Donga situa-se a leproseria da Bibamba que oferece artesanato de cesteria.
• LIMBE
Anteriormente conhecida como Vitória, esta cidade encontra-se a uns 80 quilômetros de Douala. Está escondida entre a exuberante vegetação. É uma cidade marcada influência britânica. Merece a pena acercar-se ao porto e ao Jardim Botânico. Também se recomenda-se dar um banho em suas praias de areia negra, como a Praia das Seis Milhas.
• MONTE Camarão
Tem uma altitude de 4.100 metros de altitude cuja cota pode-se atingir a pé durante a estação seca desde a população de Buea. dispõe de três refúgios onde pode-se fazer diversas etapas antes de lograr sua ascensão. Necessita-se obter uma permissão oficial e o acompanhamento de um guia especializado.
• YAOUNDE
É a capital do país, lugar onde mistura-se a tradição e a modernidade. Está cravada num lugar rodeado de sete colinas. Entre os edificios e grandes avenidas surgem alguns lugares tradicionais africano como o Mercado le M'foundie e os distritos de Mong-Mbi, Mong-Ada, Mokolo e Madagascar. Destaca-se como uma visita obrigatória o Monte Febe pelos suas bonitas vistas e o Museu Tibar e Bamoun, a cargo dos beneditinos. Outro dos museus interessantes é o Museu de Arte Camerunês, o Museu Nacional e o Museu de Arte Negro, no bairro Melen. Neste mesmo bairro um espetáculo digno de ver é a Missa que celebra-se aos domingos ao ar livre; há música, coros e danças africanas.
Pode-se finalizar a visita à cidade com um passeio até a Catedral e a Grande Mesquita. A Capela do Monastério está decorada com tecidos e arte tipicamente camerunês.
Aos arredores da cidade encontram-se em direção norte as Cataratas Machtigal e Monatele no rio Sanaga. Ao sul as Cascatas de Ebogo sobre o rio Nyong e as Grutas Pigméias de Akok-Bekoe e Villa Carce.
• O OESTE DE Camarão
Entre o mais destacado desta zona aparecem as grandes plantações de bananas e os vulcões apagados como o Bamboura e Manengouba.
Toda esta zona disfruta de um clima temperado e é rica em vegetação. É a zona mais povoada de Camarão por ser a mais rica. Está habitada pelo povo Bamileke, um grupo muito empreendedor e comerciante.
Pode-se fazer uma visita à Missão de Babete que encontra-se a 4 quilômetros da cidade para penetrar na selva.
• DSCHANG
Encontra-se a 1.400 metros de altitude. Na cidade pode-se realizar uma visita ao Mercado, mas o melhor é entrar-se na selva e poder desfrutar com as esplêndidas Cataratas de Mamy-Wata e a Cascata da Lenguam. Todo o vale está rodeado de belos acantilados.
• FOUMBAM
É a sede do sultanato Bamoum e seus atrativos estão relacionados com este. Dispõe de dois museus, o Museu do Palácio do Sultão que pode ser visitado às vezes e o próprio Palácio. Outro museu muito interessante é o Museu de Artes e Tradições. São muito chamativas as casas tradicionais e a praça.
Nos mercados da cidade pode-se comprar numerosos artigos de artesanato como as pipas de barro, objetos realizados em bronze, etc.
• BAMENDA
Nesta bonita cidade pode-se comprar algumas coisas na Cooperativa de Artesanato onde se fabrica cerâmica, cesteria e instrumentos musicais.
O mais singular é a Rota da Selva onde tem-se a possibilidade de ver ao vivo os costumes de seus habitantes.
• N'KONGSAMBA
É uma região montanhosa que sobressai por ter sido a antiga capital dos Bamileke.
• KEKEM
É uma visita obrigatória para desfrutar da natureza selvagem. O percurso se faz através de plantações de café, cacau e bananas até chegar a umas pendentes que atingem os 80 metros de altitude e conhecidas como as Pendentes de Ekom. Pode-se fazer uma caminhada desde o povo de Bayou.
• BAFOUSSAM
Aqui pode-se visitar a fábrica de café e conhecer todo o processo que segue para sua elaboração. É uma cidade relativamente nova em pleno desenvolvimento, muito comercial e animada.
• KRIBI
Na cidade há umas praias muito bonitas como as de Costa Branca, Cocotier Plage e Londje. Também pode-se viajar, a 7 quilômetros da cidade, para descobrir Cataratas da Lobe, umas espetaculares cataratas que caem diretamente do mar.
• O NORTE DE CAMERÚN
É a zona mais chamativa de Camarão pelos suas atrativas cidades muçulmanas Marona e Garona.
• N'GAONDERE
Deve visitar o Mercado Grande que está dedicado principalmente ao artesanato local, e o Mercado Pequeno onde pode-se encontrar tudo o que se busque. Além das visitas ao Palácio do Lamido e a Grande Mesquita.
Próximo a cidade encontram-se as Cataratas de Tello e os Lagos do Cráter. Uma excursão recomendada é a subida ao Monte Daran, chegando até o própria cume.
• GARONA
É o país dos bororos, um povo nômade conhecido pelas jóias feitas em ouro que adornam suas cabeças. A zona oferece paisagens muito chamativas e reservas naturais como a Benoue ou o Faro. Aos sábados tem lugar um animado mercadinho.
• MAGA
Casas dos pigmeus
A uns 80 quilômetros de Marona encontra-se esta cidade que é a entrada sul ao Parque de Wasa. Muito perto está o pequeno povo de Pons, que é a fronteira com o Tchad, fazendo de linha fronteriça o rio Logone.
É um lugar ideal para o safari fotográfico, pois em suas praias de fina areia vivem numerosas aves.
Entretenimento em Camarões
Camarão oferece muitas alternativas para divertir-se como por exemplo percorrer os Parques Nacionais e as Reservas Naturais de grande beleza paisagística e riqueza natural. O país também oferece a possibilidade de praticar esportes aquáticos e de montanha, além de realizar grandes caminhadas.
Camarão conta com cidades típicas africanas e também coloniais onde se aprecia o cruzamento de culturas: o exotismo africano e a modernidade européia.
Mídia
A liberdade de expressão é bastante restrita em Camarões. O governo exerce controle acirrado sobre a mídia local. Não há emissoras privadas de televisão.Leis contra a publicação de notícias incorretas são usadas para restringir a atividade da imprensa. Jornalistas são presos por infringir a legislação.
a dorei ese pais si tiverse uma oportunidsde nao pensaria duas veses a nao ser camaeoes
ResponderExcluirresuma para mim plz
ResponderExcluirGOSTEI MUITO DESSE PAÍS SE PUDESSE IRIA VER DE PERTO ESSAS MARAVILHAS.
ResponderExcluirnois, ajudo mto MANOO ! çç Tmj
ResponderExcluiresse pais fala ingle
ResponderExcluirHum
ResponderExcluiré exatamente o q presciso pra falar sobre wesse pais e olha q to no 7ºano e meu trabalho ´sobre a mesma coisa
ResponderExcluirPreciso saber se lá existem desertos e se tem algum tipo de papel especial para poder fazer a confecção da bandeira de Camarões.Trabalho do 6º ano
ResponderExcluircapital idioma e continente?
ResponderExcluirAlguem pode me ajudar? Preciso saber sobre o meio ambiente de Camões!
ResponderExcluir